Percorrer o Pelourinho
Este é o nome dado ao centro histórico da cidade. O pelourinho era, há mais de 400 anos, o lugar da cidade onde os escravos negros eram amarrados para serem chicoteados. É interessante que Salvador, também conhecida como a "Roma Negra" por ser a metrópole com a maior população negra fora da África, redefiniu este lugar como o centro de sua cidade, onde escolas de música, igrejas antigas (como a igreja de São Francisco ou a Catedral de Salvador), bares e praças têm sido erguidas.
Andar por suas ruas será como dar valor às histórias destas pessoas dominadas. Como um fato colorido: foi aqui que Michael Jackson filmou uma grande parte do vídeo clipe da música "They don't care about us" (Eles não se importam conosco).
O carnaval de Salvador
O carnaval começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas e é uma das festas mais importantes e populares do Brasil, também considerada uma das maiores festas do mundo, combinando características do catolicismo com tradições das religiões afro-brasileiras, como o candomblé.
E para diferenciá-lo da versão carioca, que acontece no famoso Sambódromo, em Salvador as trupes e carros alegóricos passam dançando ao ritmo do axé no meio da cidade, o que faz com que os turistas acabem se tornando parte do espetáculo. Os desfiles são programados em circuitos, sendo o mais conhecido o Dodô, que percorre todo o litoral da praia da Barra até a praia de Ondina.
Praias
Salvador tem a particularidade de ter 50 quilômetros de praias bonitas, mas em muitos casos muito concorridas. Além das já mencionadas Barra e Ondina, se você estiver à procura de descanso cercado pela água turquesa e areia fina e branca da Bahia, você pode optar por algumas das praias mais distantes do centro de Salvador, como a Praia do Flamengo, Ipitanga ou Stella Maris. Outras praias bonitas para passar o dia são a Praia do Forte, repleta de vida marinha, ou você pode passear pela Ilha de Itaparica e aproveitar Cacha Pregos ou Ponta de Areia.
Visita ao Mercado Modelo
Uma visita ao Mercado Modelo é uma obrigação. Neste grande edifício, que tem mais de 100 anos, é possível comprar artesanato e todo tipo de lembranças de sua viagem. É também o lar dos restaurantes mais importantes da cidade, onde poder comer pratos típicos da região, como acarajé (uma massa recheada com camarão), moqueca (que é peixe e frutos do mar banhados em leite de coco, especiarias e óleo de dendê), ou casquinha de siri (que é carne de caranguejo).