Situada na serra gaúcha, a 115 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, fica Gramado, um dos lugares mais singulares do Brasil. É um dos destinos mais procurados pelos turistas, pois é uma das poucas cidades onde o clima não é quente e as pessoas podem vestir seus casacos à vontade.
Por causa do seu clima, seus costumes e sua cultura, Gramado é considerada, juntamente com outras poucas localidades, a "Suíça do Brasil".
Quando ir para Gramado?
Gramado está localizada a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, e por causa disso, seu clima é oceânico temperado. Isso significa verões suaves, com algum dia mais quente ocasionalmente, mas com uma temperatura média que não ultrapassa muito os 22 °C.
Entretanto, o vento da montanha e a proximidade das florestas tornam as tardes sempre agradáveis. Por outro lado, os invernos são frios, trazendo às vezes temperaturas até o limite de 0°, com nevascas ocasionais. A proximidade com o oceano também significa que a área está acima da média em termos de umidade e pode haver períodos de chuva mesmo em seu mês mais seco.
Esta cidade pode ser visitada o ano inteiro, mas recomendamos não perder a Festa da Colônia (entre abril e maio) que comemora as origens do lugar ou o Natal Luz, uma das festas natalinas mais importantes do mundo, com shows e desfiles incluídos.
Quantos dias ficar
Sendo uma cidade pequena, é aconselhável percorre-la passeando. A maioria das atividades podem ser feitas em um dia, mas, na medida do possível, recomendamos não perder a possibilidade de ficar em uma casa alpina e descansar como fizeram os colonos alemães e italianos que vieram para cá. O ideal é ficar pelo menos um dia e uma noite, a fim de poder continuar percorrendo a região no dia seguinte.